Reforma Protestante

História Cristã

luteroReforma Protestante
“Sola Scriptura, Solus Christus, Sola Gratia, Sola Fide, Soli Deo Gloria”.
Atualmente é cada vez mais raro encontrar um cristão evangélico que conheça, de fato, a Reforma Protestante. A maioria não tem ideia do real significado da Reforma, simbolicamente memorada no dia 31 de outubro.


O teólogo luterano Gottfried Brakemeier nos diz que o Dia da Reforma é um dia comemorativo e programático. Comemorativo porque há uma história que precisa ser lembrada e que, apesar de todos os seus descaminhos, possui aspectos instrutivos e não deixa de ser motivo de gratidão. Programático porque deve estar na agenda da igreja como uma lembrança de uma urgência atual, que nos conclama à ação. A Reforma foi um movimento de retorno à sã doutrina, que propôs expurgar da igreja os ensinos e as práticas contrárias à Palavra de Deus. Embora tenha tido raízes e implicações políticas, econômicas e sociais, a Reforma foi essencialmente um movimento religioso. Longe de postular uma visão romanceada da Reforma, devemos reconhecer a sua enorme contribuição para a igreja e para o mundo.


Que contribuição um movimento que aconteceu há quase 500 anos pode oferecer à igreja do século XXI?
Nos séculos subsequentes à Reforma, até hoje, aconteceram muitas mudanças no mundo, boas e ruins, grandes e pequenas. Entretanto, quanto à condição moral espiritual e a corrupção doutrinária a similaridade é impressionante. Na Idade Média, o culto às relíquias e outros elementos como meio de graça cresceu e tomou proporções incríveis. “Era possível comprar cera dos ouvidos e leite da Virgem Maria, estrume do burro do estábulo de Belém, fios de cabelo e da barba do Salvador” (Dreher). No Brasil do sincretismo religioso, floresce o misticismo pagão. Círculos que se dizem evangélicos são os primeiros a promoverem a deformação da igreja, com seus ensinos e práticas estranhas à fé cristã. Hoje, os discípulos de Johann Tetzel, o vendedor de indulgência do Papa Leão X, se multiplicam sonegando a graça que flui do Calvário. A Reforma levantou cinco bandeiras que deveriam permanecer hasteadas em nossas igrejas como símbolos da fé evangélica. Os “cinco solas” da Reforma (Sola é um termo latino que significa somente) sintetizam as batalhas travadas pelos reformadores em favor do Evangelho.

Sola Scriptura (Somente as Escrituras)
Os reformadores reafirmaram a supremacia das Escrituras sobre a tradição. A Bíblia é a única regra de fé e prática. Nenhum dogma ou experiência pode ser aceito se não tiver base na Palavra de Deus. A Bíblia tem sofrido um duplo atentado. Há aqueles que tentam adicionar supostas novas revelações e há outros que, de modo igualmente insano, tentam fazer subtrações. O princípio Sola Scriptura é uma declaração da inspiração, autoridade, inerrância e suficiência das Sagradas Escrituras.

Solo Christus (Somente Cristo)
A Reforma questionou a autoridade do papa sobre a Igreja e ousadamente declarou que nenhum homem pode substituir o Deus-Homem. A doutrina apostólica proclama a supremacia de Cristo como o nosso suficiente Salvador, nosso único Mediador e nosso soberano Rei. A cruz de Jesus Cristo é o coração do Evangelho.

Sola Gratia (Somente a Graça)
Os reformadores reafirmaram a doutrina bíblica da salvação pela graça. Somos merecedores de juízo e condenação, mas Deus, que é rico em misericórdia, susta o castigo que merecíamos e nos dá, graciosamente, a salvação. Somos justificados pela graça mediante a fé. Diferente do conceito romano, a graça não é um pó mágico que nos ajuda a viver melhor para sermos aceitos por Deus. A graça é o amor incondicional aos que não merecem nada. Cristo morreu a nossa morte para vivermos a sua vida. Isso é graça.

Sola Fide (Somente a Fé)
Os reformadores proclamavam a supremacia da fé sobre as obras para a salvação. A salvação não é uma sinergia, como se houvesse alguma contribuição da parte do homem. A fé salvadora nunca é apresentada como algo inerente ao ser humano e de caráter meritório, mas sim como dom de Deus. A fé é o instrumento pelo qual recebemos o presente da salvação.

Soli Deo Gloria (Somente a Deus a Glória)
Os reformadores reafirmaram o ensino da Bíblia de que Deus não reparte sua glória com ninguém. Em uma época caracterizada por cultos antropocêntricos, a igreja precisa reavaliar o que significar dar glória a Deus. A Declaração de Cambridge alerta: “Todas as vezes em que a autoridade bíblica é perdida na igreja, Cristo é despojado do seu lugar, o Evangelho é distorcido, ou a fé é pervertida, a razão é uma só: Nossos interesses substituíram os de Deus e estamos fazendo o trabalho à nossa maneira. A perda da centralidade de Deus na vida da igreja de hoje é comum e lamentável”. Ao olhar a realidade da igreja brasileira, devemos lamentar o triunfo das heresias nos púlpitos e o crescimento da espiritualidade gnóstica evidente nos cultos eivados de elementos do paganismo. Retornar às veredas antigas (Jeremias 6.16) é uma imperiosa necessidade para a igreja contemporânea. Martin Lloyd-Jones está certo ao dizer que “a maior lição que a Reforma Protestante tem a nos ensinar é justamente que o segredo do sucesso, na esfera da Igreja e das coisas do Espírito, é olhar para trás". Caso a Igreja dependesse da fidelidade dos crentes, já estaria morta e sepultada. O Senhor Deus, no exercício da sua soberania por meio de sua santa e sábia providência, usa os meios necessários para preservar a Igreja de Cristo. Por isso, Ecclesia reformata semper reformanda!

Comentários
0 Comentários