sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Jônatas, Pedro e o “Príncipe Caspian” – Existe aventura no evangelho?




Deus garante a absoluta vitória final a todos os que Ele na eternidade escolheu para conformar a imagem de Cristo: “Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.” Romanos 8:29-30


Mas a possibilidade de derrota em muitas batalhas a curto prazo faz a aventura! Deixe eu dar um exemplo.


Há uma cena ( ou parte do livro ) no filme Príncipe Caspian quando Pedro luta, duela com um rei malvado... Pedro se dirige para luta caminhando com seu irmão Edmundo... numa pausa do duelo Edmundo pergunta a Pedro: “Pedro, você pode vencê-lo, não pode?”


A resposta de Pedro é: “Bem, é por isso que estamos lutando contra ele, para descobrir.”


O ponto que C. S. Lewis quer marcar aqui para nós, é que na vida cristã nós não sabemos (apesar de conhecermos o resultado final) os resultados de cada batalha em especial, individual... e é por isso que é uma aventura.


Há uma história muito parecida com um dos heróis bíblicos, Jônatas. No caminho de Jônatas havia uma guarnição inteiro de soldados filisteus bem armados. Havia penhascos dos dois lados e Jônatas não tinha como passar sem ser visto, e ele e o escudeiro se fossem vistos, teriam que lutar sozinhos contra dezenas de soldados inimigos... Jônatas teve com Micmás, seu escudeiro, ele disse ao jovem que levava sua armadura, escudo... "Vamos ao destacamento daqueles incircuncisos. TALVEZ o Senhor aja em nosso favor, pois nada pode impedir o Senhor de salvar, seja com muitos ou com poucos". - 1 Samuel 14:6


Jônatas não disse, “vamos lá que com certeza vamos vencer...” – Em vez disso ele reconheceu que a vitória estava nas mãos de Deus. Mas foi a possibilidade de derrota naquela batalha específica que tornou a vitória tão incrível, um homem com seu jovem escudeiro contra uma guarnição inteira de soldados bem armados.


Essa batalha de um contra muitos, acabou por trazer a vitória a todo o exército de Israel, leia toda a história em 1 Samuel 14.1-23.


Apesar de não sabermos o resultado de todas as batalhas, de todo o caminho ponto a ponto (apesar de termos garantias de vitória final) – apesar de você não saber seu futuro imediato, por que não? Por que não...

Ser ousado pela Verdade de Deus.
Ter um testemunho destemido na escola, trabalho...
Aceitar o chamado para o ministério...
Ir para um campo missionário...
Compartilhar o evangelho com aquele amigo difícil de crer...
Convidar um vizinho para estar no culto...
Pregar para seu pai, mãe, irmãos...
Fazer uma doação generosa...

É arriscado? Talvez, mas porque não? Quem entre nós quer chegar ao fim da vida sem ter arriscado tudo para e pelo Rei Jesus? Melhor arriscar tudo na luta e enfrentar derrotas e tristezas se for necessário, do que simplesmente envelhecer com conforto tendo desperdiçado a vida.

Não há nenhuma garantia como cada questão particular, cada batalha individual da sua vida irá terminar. Quando o futuro próximo na nossa vida para cristo é incerto, a aventura começa. Mas em cada batalha podemos estar certos de algo, Cristo, o Rei, o Senhor, no fim terá vitória completa, e nós estamos eternamente ligados a esse futuro de glória.

Então fale como Pedro hoje: ““Bem, é por isso que estamos lutando contra ele, para descobrir.”

Fale como Jônatas: "Vamos ao destacamento daqueles incircuncisos. TALVEZ o Senhor aja em nosso favor, pois nada pode impedir o Senhor de salvar, seja com muitos ou com poucos". - 1 Samuel 14:6

Aventure-se!!!! Não será um desperdício e valerá cada batalha a ser lembrada na eternidade!!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário